Clínica Endovascular especializada em
Embolização de mioma, embolização de fígado,
aneurisma cerebral e angioplastia da Aorta abdominal.
Os procedimentos Endovasculares são realizados em ambiente hospitalar com equipamantos de última geração.

Varizes das Pernas

Varizes são veias dilatadas e deformadas, de coloração púrpuro-azulada, que surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço.

Mais comum em mulheres e gestantes, as varizes atingem cerca de 20% da população em idade adulta, principalmente por questões hereditárias.

Tipos de Varizes

pernas-varizesVeias Tronculares: que são as grossas, saltadas e bem visíveis na pele;

Veias Reticulares: visíveis, mas não salientes, possuem coloração azulada ou esverdeada;

Telangiectasia: pequenas ramificações avermelhadas, também chamadas de “vasinhos”. 

 

Sintomas

Peso, cansaço das pernas: sensação de que você não consegue dar outro passo e uma necessidade urgente de sentar-se para descansar.
Dores nas pernas: sensação de dor que pode ser percebida dentro e fora da perna.
Inchaço nas pernas: quando suas pernas estão visivelmente mais inchadas, ou com diâmetro maior do que o normal.
Veias varicosas (ou varizes) visíveis: Quando suas veias estão dilatadas, elas frequentemente causam inchaço e parecem azuis, salientes, tortuosas e visíveis através da pele.
Sensação de formigamento nas pernas: a sensação de inquietaçao e coceira dentro das pernas

Recomendações

Evite ficar de pé, parado na mesma posição, por muito tempo. Se for obrigado a fazê-lo, procure movimentar-se. Isso faz com que os músculos das pernas ajudem o sangue a circular;
Procure elevar as pernas acima do nível do coração por alguns minutos para facilitar o retorno do sangue para o centro do corpo;
É muito importante usar meias elásticas. Os resultados serão melhores ainda se você as calçar logo cedo, antes de levantar da cama;
Caminhar é fundamental para prevenir varizes.

Tratamentos

Cirurgia de Varizes Convencional
A cirurgia é feita com micro-agulhas que removem as varizes (veias doentes), e a recuperação dura em média 3 a 10 dias.
Cirurgia de Varizes a Laser
Indicada para o tratamento de veias como a safena, com este método não é necessário remover as varizes (veias doentes), e o tempo de recuperação no pós-operatório é menor que o da cirurgia convencional.
Escleroterapia para Microvarizes e Vasinhos
O tratamento de escleroterapia não exige cirurgia. O médico especialista avalia e identifica o calibre da veia, e dependendo do caso pode se optar pelas aplicações de medicamentos esclerosantes nas veias prejudicadas, fazendo com que ocorra um endurecimento e obstrução do fluxo sanguíneo. Este método é mais utilizado em vasinhos e microvarizes.

O tratamento de Radiologia Intervencionista

A Radiologia Intervencionista é um avanço da medicina, com procedimentos minimamente invasivos, trata as varizes de forma segura.
A cirurgia convencional de varizes, no caso da veia safena das pernas, consiste na realizaçao de um corte na virilha e outro na altura dos pés para a retirada da veia, que já não exerce sua função corretamente.
A Radiologia Intervencionista pode tratar varizes de outra maneira, com métodos minimamente invasivos. Em alguns casos sem anestesias, cortes ou internações.
Com a ajuda de um ultrassom o radiologista intervencionista punciona a veia doente, com uma agulha muito fina, e injeta uma substância que vai paralisar a veia fazendo com que o sangue procure novos caminhos.

O estado avançado da doença

O não cuidado com as veias doentes podem ocasionar edemas e úlceras.
Veias doentes com refluxo venoso são chamadas de varizes ou veias varicosas.
O refluxo surge quando ocorre o mau funcionamento das válvulas. Isso faz com que o sangue se acumule em locais indevidos. Após essa etapa alguns sintomas podem se manifestar como a fadiga, dor, queimação e até mesmo coceira. Na tentativa de um alívio rápido para o desconforto, medicamentos podem ser receitados, assim como repouso com as pernas elevadas, porém é importante ressaltar que mesmo que ocorra a redução dos sintomas a doença subjacente não é eliminada. No caso do não tratamento, complicações podem acontecer, como por exemplo: eczema, inflamações, coágulos, úlceras, tromboses, etc. Estas complicações também podem ser tratadas através da radiologia intervencionista.

Conheça o Dr. Fernando Soares Moreira – CRM 71889

Para pacientes que estão nos arredores de Pinheiros e necessitam de tratamento para varizes, gostaria de apresentar o Dr. Fernando Soares, diretor da Clínica StetiClin e especializado em angiologia desde 1994.
Em sua Clínica o Dr. realiza tratamentos para micro varizes, varizes na adolescência, varizes na gravidez, cirurgia de varizes, cirurgia de varizes a laser, radiofrequencia e secagem de vasinhos.
Além disso, realiza um trabalho no que tange a prevenção de varizes e as mudanças de hábitos que devem ocorrer após a cirurgia.

Dr. Fernando Soares Moreira
Site: www.STETICLIN.com.br
Telefone: 11. 3798-1116
Endereço: Rua Teodoro Sampaio, 352 . Sala 171