Técnica trata a varicocele sem necessidade de cirurgia
Clínica de Radiologista intervencionista
especializada em embolização.
Os procedimentos Endovasculares são realizados em ambiente hospitalar com equipamantos de última geração.

Técnica trata a varicocele sem necessidade de cirurgia

A varicocele é uma doença causada pela dilatação anormal das veias que rodeiam os testículos, resultado da má circulação do sangue no local. Quando em perfeito estado, existem válvulas nas veias que impedem que o sangue fique retido no testículo. Mas quando essas válvulas param de funcionar, as veias ficam dilatadas pelo acúmulo de sangue, o que provoca uma disfunção testicular. Isso se deve ao acúmulo de substâncias nocivas ao organismo e ao aumento da temperatura, o que diminui a produção de espermatozóides e leva à infertilidade masculina.

Relativamente comum em homens de 20 a 30 anos, a varicocele chega a afetar 10% da população. Os sintomas mais comuns são dor e inchaço, em razão do aumento da pressão sanguínea, sobretudo durante esforço físico ou prática de esportes. Se a varicocele não for tratada a tempo, pode levar à atrofia testicular, com a diminuição do tamanho do testículo, provocando uma infertilidade irreversível pela ausência de produção de esperma. Ainda que assintomática em muitos casos, a doença é facilmente diagnosticada em exames como a palpação do cordão espermático ou a ultrassonografia testicular, que verifica a dilatação das veias. A infertilidade pode ser comprovada no exame do sêmen, que se conhece como espermograma.

A embolização é realizada por meio de uma incisão puntiforme na virilha, por onde um cateter é introduzido na veia femoral. Esse cateter faz um mapeamento venoso e detecta quais veias estão afetadas no testículo. Por meio dele são injetadas substâncias embolizantes, que ocluem as veias alteradas impedindo o acúmulo de sangue. Após o procedimento, o cateter é retirado e o paciente fica em observação por algumas horas. Recebe alta no mesmo dia e pode voltar à vida normal no dia seguinte, evitando esforço físico. Em pouco tempo, o paciente volta a produzir espermatozóides.

Por outro lado, o tratamento clássico para a varicocele é a cirurgia com anestesia geral, em que é feita uma incisão na parte superior do escroto para permitir a ligação das veias afetadas e normalizar o fluxo sanguíneo. Geralmente, o tempo de recuperação é de 30 dias, obrigando o homem a ficar longe do trabalho, de atividades pesadas e exercícios físicos.

VANTAGENS DA EMBOLIZAÇÃO NO TRATAMENTO DA VARICOCELE

  1. Não requer incisões na área escrotal nem no abdome para sua realização.
  2. É tão eficiente quanto a cirurgia, melhorando o número e a qualidade dos espermatozóides e o índice de fertilidade no homem.
  3. Um paciente com varicocele bilateral pode ser tratado simultaneamente em um só procedimento e com um único ponto de punção venosa (na cirurgia são necessárias duas incisões separadas).
  4. A anestesia local é suficiente para realizar a embolização, ante a necessidade de anestesia geral para a cirurgia.
  5. A taxa de complicações da embolização é praticamente nula em comparação com a cirurgia, uma vez que existe o risco de infecções.
  6. A embolização é um procedimento ambulatorial e requer muito menos tempo de recuperação (o paciente pode voltar ao trabalho no dia seguinte), enquanto a cirurgia pode afastar o paciente das atividades normais por até 30 dias.

Fonte: Rede Noticia