Clínica Endovascular especializada em
Embolização de mioma, embolização de fígado,
aneurisma cerebral e angioplastia da Aorta abdominal.
Os procedimentos Endovasculares são realizados em ambiente hospitalar com equipamantos de última geração.

Sintomas da varicocele

Antes de tudo é importante entender o que é essa doença tão preocupante aos homens. A varicocele é causada pela dilatação das veias que drenam o sangue dos testículos, ou seja, são varizes das veias testiculares.

Na maioria das vezes a varicocele ocorre no lado esquerdo da bolsa escrotal, acometendo o testículo esquerdo.

Porque as dores ou sintomas geralmente são do lado esquerdo?

Isso acontece porque existe diferença entre as veias testiculares da esquerda e direita. Enquanto a veia da direita desemboca na calibrosa veia cava em um ângulo de 45º, a veia testicular esquerda drena para a veia renal esquerda, de menor calibre e com uma angulação de 90º, o que dificulta o escoamento do sangue.

Vale lembrar que as artérias são os vasos que levam o sangue para os órgãos e as veias os que o trazem de volta ao coração. Quando a drenagem venosa não é feita corretamente, o sangue acaba ficando represado.

Dr. Henrique Elkis explica que na maioria das vezes a varicocele é assintomática (não apresenta sintomas) e seu maior risco é o da infertilidade.

Abaixo você poderá tirar suas principais dúvidas sobre os sintomas da varicocele, como diagnosticar e conhecer mais sobre o tratamento mais revolucionário para tratar da doença.

mioma_gravidezComo se proteger contra a infertilidade

Entre as dicas do médico para o homem proteger sua fertilidade estão a adoção de hábitos saudáveis como evitar o sedentarismo, se alimentar bem, não fumar e controlar o estresse.

É importante que os homens também fiquem atentos a alterações testiculares. Esse cuidado deve começar na infância, e um médico deve ser procurado quando houver qualquer mudança nos testículos. Além disso, ele não deve nunca tomar anabolizantes, que zeram a produção de espermatozóides e provocam alterações hormonais graves que podem durar por toda a vida.

Quais são os sintomas da varicocele?

Mesmo que na maioria das vezes a varicocele seja assintomática, quando há sintomas, a primeira manifestação da varicocele é a dilatação das veias, especialmente do testículo esquerdo, bem como a diminuição do testículo atingido, pois ela atrofia os tubos seminíferos (onde os espermatozóides são produzidos) tornando o testículo doente menor e mais mole. 

Também podem surgir dores e inchaço no órgão afetado, em razão do aumento da pressão sanguínea, principalmente durante a prática de esportes ou esforço físico. A sensação de peso na bolsa escrotal piora em pé e alivia ao deitar-se. Isso acontece porque o sangue não precisa vencer a gravidade para voltar ao coração e a drenagem torna-se mais fácil. Mas a dor não é o pior problema causado pela varicocele, mas sim o risco de infertilidade.

Quais são as condições mais comuns relacionados à infertilidade masculina?

As condições mais frequentes associadas à infertilidade masculina podem ser divididas entre problemas na produção do espermatozóide e também no caminho destes espermatozóides até o óvulo. 

Em qual idade surge a varicocele?

Muitas vezes as primeiras manifestações da varicocele surgem na adolescência e apesar da doença não regredir, pode-se estabilizar ou aumentar. Na maioria dos casos o homem só descobre que está com varicocele ao fazer um exame quando não consegue engravidar a sua parceira.

Por que surge a varicocele?

Ao tocar no saco escrotal é possível notar que sua temperatura é mais baixa em relação ao resto do corpo. Os testículos são órgãos que ficam fora do corpo e isto ocorre justamente porque os mesmos funcionam melhor em temperaturas mais baixas que a do nosso organismo. Quando ocorre a varicocele, esse represamento de sangue na bolsa escrotal aumenta a sua temperatura, causando estresse para ambos os testículos. O resultado final é uma queda na taxa de espermatozoides (oligospermia) e grande diminuição na sua mobilidade, levando por fim, à infertilidade. Pelo mesmo motivo também pode ocorrer a atrofia testicular.

Quando a varicocele inicia-se após os 40 anos é importante investigar a presença de uma neoplasia intra-abdominal que possa estar comprimindo a veia testicular e causando a dilatação.

Como diagnosticar a varicocele?

Ainda que assintomática em muitos casos, os exames para detectar a varicocele são feitos através de exame físico (apalpação do cordão espermático) e confirmado pela ultrassonografia testicular que verifica a dilatação das veias e, se necessário, pode também avaliar a presença de massas abdominais. Já a infertilidade pode ser comprovada no exame do sêmen, conhecido como espermograma.

Um homem que era fértil pode se tornar estéril?

Um homem anteriormente fértil pode se tornar estéril devido a doenças, como a varicocele, ou problemas ocorridos ao longo da vida. Além disso, o próprio envelhecimento provoca alterações que geram redução da produção de espermatozóides e de esperma, da mesma forma que ocorre com a mulher, na época conhecida como menopausa.

Existe uma graduação da varicocele?

Sim. A varicocele recebe a seguinte graduação:
– Grau I: varicocele pequena e palpável apenas com o aumento da pressão abdominal (tossir ou assoprar contra uma resistência)
– Grau II: varicocele média e palpável
– Grau III: varicocele grande, não só palpável como visível

Qual o melhor tratamento de varicocele?

A embolização de varicocele é um revolucionário método para tratamento da varicocele. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, ambulatorial e que exige apenas anestesia local, proporcionando ao paciente a mesma eficiência da cirurgia, mas com um tempo de recuperação muito menor.

A embolização é realizada por meio de uma pequena incisão na virilha, por onde um cateter é introduzido na veia femoral que faz um mapeamento venoso e detecta no testículo quais são as veias afetadas. Através deste cateter são injetadas substâncias embolizantes, que ocluem as veias alteradas impedindo o acúmulo de sangue. Finalizado o procedimento, o cateter é retirado e o paciente fica em observação por apenas algumas horas, recebe alta no mesmo dia e pode voltar à vida normal 24 horas depois, sendo necessário apenas evitar esforço físico. Em pouco tempo, o paciente volta a produzir espermatozóides.

Recomendação médica:

Dr. Henrique Elkis explica que a varicocele é uma doença simples e que tem tratamento. É importante a visita regular a um médico especialista desde a adolescência para evitar problemas mais graves, como a infertilidade irreversível.

Se você ainda está com dúvidas envie um e-mail para o Dr. Elkis.

Sua mensagem

Nome

E-mail

Telefone fixo

Celular

Motivo do seu contato

 Aneurisma Câncer Hipertensão Arterial Infertilidade Masculina Mioma Uterino Quimioembolização Hepática Varizes das Pernas Outros
captcha