Clínica Endovascular especializada em
Embolização de mioma, embolização de fígado,
aneurisma cerebral e angioplastia da Aorta abdominal.
Os procedimentos Endovasculares são realizados em ambiente hospitalar com equipamantos de última geração.

Gravidez X infertilidade masculina (varicocele)

A mulher não é a única responsável pela fertilidade do casal. Hoje, cerca de 50% dos casos de infertilidade conjugal são masculinos causados, principalmente, pela varicocele.
Se engravidar está difícil, talvez esteja na hora do casal procurar um urologista, já que quanto mais cedo os dois forem examinados, mais fácil será descobrir a causa e o tratamento para ajudá-los a engravidar. 

Segundo Dr. Henrique Elkis, os homens devem procurar um especialista na mesma época em que a mulher procura um ginecologista. Isso melhora as chances de um diagnóstico precoce e evita o desgaste desnecessário do casal.  

O especialista explica que a mulher sempre foi, culturalmente, a responsável pela fertilidade ou infertilidade do casal. Antes, existia a ideia de que os problemas de fertilidade no homem eram mais raros. Hoje se sabe que a saúde sexual do homem é tão importante quanto à da mulher para casais que querem engravidar.

Dr. Henrique Elkis recomenda que tanto o homem como a mulher procurem um especialista se estiverem tentando engravidar há pelo menos um ano, tendo de duas a três relações sexuais por semana, sem sucesso.

mioma_gravidezComo se proteger contra a infertilidade

Entre as dicas do médico para o homem proteger sua fertilidade estão a adoção de hábitos saudáveis como evitar o sedentarismo, se alimentar bem, não fumar e controlar o estresse.

É importante que os homens também fiquem atentos a alterações testiculares. Esse cuidado deve começar na infância, e um médico deve ser procurado quando houver qualquer mudança nos testículos. Além disso, ele não deve nunca tomar anabolizantes, que zeram a produção de espermatozóides e provocam alterações hormonais graves que podem durar por toda a vida.

Causas e tratamentos

Existem dois problemas mais comuns. O primeiro são as doenças da hipófise, da tireóide ou da supra-renal (todas são glândulas que produzem hormônios necessários para a produção do espermatozóide); traumas ou problemas congênitos dos testículos; problemas provocados pelo uso de medicamentos, agrotóxicos ou irradiação do testículo; ou varicocele (varizes nas veias do testículo).
O segundo são os distúrbios de ejaculação, distúrbios do sistema imunológico (que em alguns casos podem destruir os espermatozóides produzidos pelo próprio organismo), alterações congênitas ou cistos das vesículas seminais, obstruções por malformação congênita, por cirurgia de vasectomia, ou por cicatrizações de infecções no local e ejaculação retrógrada (que pode ser devido a acidentes ou, principalmente, a cirurgias da próstata).
A maioria dessas alterações tem tratamento, mas o resultado vai depender de cada caso. O avanço nas técnicas de diagnóstico tem permitido adequar melhor os tratamentos para cada caso e os resultados estão melhores. É impossível determinar em quanto tempo o problema estará resolvido, mas em alguns casos, como a embolização de varicocele, o homem estará produzindo espermatozóides saudáveis em 6 meses, diz Dr. Henrique Elkis.

Embolização de varicocele

A embolização de varicocele é um revolucionário método para tratamento da varicocele. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, ambulatorial e que exige apenas anestesia local, proporcionando ao paciente a mesma eficiência da cirurgia, mas com um tempo de recuperação muito menor.

A embolização é realizada por meio de uma pequena incisão na virilha, por onde um cateter é introduzido na veia femoral que faz um mapeamento venoso e detecta no testículo quais são as veias afetadas. Através deste cateter são injetadas substâncias embolizantes, que ocluem as veias alteradas impedindo o acúmulo de sangue. Finalizado o procedimento, o cateter é retirado e o paciente fica em observação por apenas algumas horas, recebe alta no mesmo dia e pode voltar à vida normal 24 horas depois, sendo necessário apenas evitar esforço físico.
Há uma série de vantagens aos pacientes que optarem por tratar a varicocele por meio da embolização de varicocele. Entre elas:

Como não há risco de infecções na embolização, a incidência de complicação é praticamente nula;Anestesia local, enquanto que na cirurgia é necessária anestesia geral;

Para os pacientes que possuem também varicocele bilateral, a embolização permite o tratamento simultâneo em um só procedimento e com um único ponto de punção venosa. Já na cirurgia são necessárias duas incisões separadas;

É tão eficiente ou mais se comparado à cirurgia, proporcionando o aumento do número e da qualidade dos espermatozóides, além do índice de fertilidade no homem;

Não demanda incisões na área escrotal ou no abdômen para sua realização;

Por ser um procedimento ambulatorial, a embolização requer menos tempo de recuperação.

Como se proteger contra a infertilidade

Entre as dicas do médico para o homem proteger sua fertilidade estão a adoção de hábitos saudáveis como evitar o sedentarismo, se alimentar bem, não fumar e controlar o estresse.
É importante que os homens também fiquem atentos a alterações testiculares. Esse cuidado deve começar na infância, e um médico deve ser procurado quando houver qualquer mudança nos testículos. Além disso, ele não deve nunca tomar anabolizantes, que zeram a produção de espermatozóides e provocam alterações hormonais graves que podem durar por toda a vida.

Recomendação médica:

Dr. Henrique Elkis alerta para a necessidade do diagnóstico precoce da infertilidade no homem como forma de evitar o desgaste emocional comum no casal que não consegue ter filhos.
O grande engano dos casais, e de alguns médicos, é o de esgotar a mulher com vários exames para descobrir de onde vem sua infertilidade, quando às vezes a causa não está nela. A mulher não é a única responsável pela fertilidade do casal e, quanto mais cedo os dois forem examinados, mais fácil será descobrir a causa e o tratamento para ajudá-los a engravidar.

Se você ainda está com dúvidas envie um e-mail para o Dr. Elkis.

Sua mensagem

Nome

E-mail

Telefone fixo

Celular

Motivo do seu contato

 Aneurisma Câncer Hipertensão Arterial Infertilidade Masculina Mioma Uterino Quimioembolização Hepática Varizes das Pernas Outros
captcha